Atividades do curso

Aqui você encontra todas as atividades de grupo realizadas no curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs.








AMBIENTES INTERATIVOS
hipertexto, hipermídia, hiperlink e autoria na Web;

A hipermídia tem possibilitado uma rede colaborativa quanto à difusão de informações em pesquisa . Como recurso didático em ambiente interativo de aprendizagem, particularmente, de educação a distância ou de educação não presencial, há potencialidades no hipermídia via WWW. Destacam-se a autonomia sendo exercida pelo aprendiz e o desenvolvimento gradativo de maior autoconfiança à medida que domina mecanismos de exploração do hiperespaço e o espaço conceitual. Em nossa exploração, o hipermídia com as links (ligações e nós do hiperespaço) parece funcionar como apoio, facilitando a construção do mapa conceitual pelos sujeitos. Quanto ao tipo de aprendizagem observamos que os sujeitos situam-se com certo grau de autonomia e realizam associação e exploração dos conteúdos e tarefas.

Ao se tratar da concepção de ambientes interativos de aprendizagem destaca-se a natureza construtivista da aprendizagem: os indivíduos são sujeitos ativos na construção dos seus próprios conhecimentos (DE CORTE,1991; LANDSHEERE,1988).
Nos ambientes interativos de aprendizagem, o hipermídia é uma tecnologia com grande potencial, na medida em que é sistema que permite ligação interativa de informação, de forma não linear, apresentada em diferentes formatos que podem incluir texto, gráficos estáticos ou animados, clips de filmes, sons e música. Fornece ainda meios flexíveis para que usuários organizem e gerenciem informações de forma a satisfazer diferentes necessidades e pode reunir e produzir coleções complexas, grandes, ricamente conectadas e referenciadas de forma entrelaçada ou cruzada. No entanto , há desafios para sua utilização principalmente quanto ao projeto, desenvolvimento e avaliação de sistemas hipermídias , e de preparação dos professores para envolvimento nestas tarefas e no emprego adequado de hipermídias em ambientes construtivistas de aprendizagem. (SILVA, 1998:18-23)